Quando a Coordenação da Casa de Leitura Lya Botelho optou por iniciar o PROJETO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: LEOPOLDINA-MG escolhendo como tema para o Módulo 1 a presença e participação do Negro na formação sócio, política, econômica e cultural da cidade, considerou-se diversas estratégias para a obtenção dos resultados pretendidos. Uma delas e, talvez, a mais importante, seria o estímulo à leitura através de contos, histórias, fábulas e lendas trazidas pelos escravos africanos e reproduzidas por importantes escritores.
Como a Casa de Leitura Lya Botelho dedica grande parte das suas ações à todas atividades que resultem na formação de novos leitores, a cuidadosa seleção de livros ricamente ilustrados, sua aquisição e diposição numa estante própria, em local de destaque, foi considerada e realizada. Hoje, no andar térreo da Casa de Leitura Lya Botelho, temos uma bela sala, decorada temáticamente, onde quase 100 livros escritos por autores do porte de Eduardo Galeano, Ondjaki, Reginaldo Prandi, Sylvane Diouf, Zetho Cunha Gonçalves e Meshack Asare contibuem com seu talento, cultura e imaginação para essa coleção que combina títulos como "A vassoura do ar encantado", "O papagaio que não gostava de mentiras", "A bicicleta que tinha bigodes", "Contos do mar sem fim", Os príncipes do destino", "Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta", e muitos mais.
A rica, colorida e interessante literatura infanto-juvenil produzida por autores africanos, afrodescendentes e outros mais que dedicaram à transposição da tradicional cultura oral africana para os livros, hoje permite que essas arcanas histórias atravessem continentes e encantem pessoas de todas as raças, credos e culturas.
Fica, então, o convite a todas as escolas do município, às crianças e jovens leopoldinenses para visitarem a Estante Vitalino Duarte, nome dado em homenagem a uma das mais importantes figuras da cultura popular desta cidade e deliciarem-se com a leitura dos seus livros.
Mestre Vitalino Duarte |
Uma vez mais, através do patrocínio da ENERGISA, empresa que acredita que o saber é uma luz-guia na vida de cada indivíduo, e o fundamental apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho tornam possível o acesso do conhecimento a um número maior de cidadãos brasileiros.
olá, queria saber onde posso encontrar para compra estes livros da Estante Vitalino Duarte. Obrigada.bjs
ResponderExcluir