segunda-feira, 15 de agosto de 2016

"Por mares nunca dantes navegados"; uma exposição sobre a busca de novos caminhos de interação entre os povos


“Por mares nunca dantes navegados” é uma das expressões criadas pelo magistral poeta português, Luis de Camões, em seu épico “Os Lusíadas”, que narra e enaltece os feitos dos navegadores portugueses. Esse é, também, o nome da exposição que hoje, segunda-feira 8 de agosto, a Casa de Leitura Lya Botelho passa a apresentar.

Com o intuito de apresentar aos alunos das redes públicas e particulares do nosso município e região, bem como a todos os que a visitarem, essa exposição ilustra, de forma bastante lúdica, 6 personagens, entre portugueses e italianos, responsáveis pelo que passou a se chamar de “O Século das Grandes Navegações”, aquele período da história, entre os séculos XV e XVI, e que marca a passagem da época medieval para a Idade Moderna.

Uma exposição temática, como essa, num espaço que não é um museu, mas um espaço destinado à exposições, é uma ilustração legendada, cuja finalidade é despertar no observador-visitante, o interesse pelo assunto e o desejo de, através de suas pesquisas, aprofundar-se mais no tema. Em hipótese alguma é um “recorte” completo, definitivo, mas um esboço do muito que se pode obter sobre aquele determinado assunto.

Neste sétimo ano de existência da Casa de Leitura Lya Botelho, completados na data de ontem, 7 de agosto, a FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho têm o prazer de retribuir ao público que frequenta esse seu espaço em Leopoldina, com mais um evento de caráter educativo e cultural que visa contar um pouco da força do espírito humano e da nossa necessidade de expandirmos nossos horizontes, criarmos intercâmbios com outras terras, raças, tradições e saberes e, nesse processo nos reconhecermos parte integrante da Humanidade.

Inteiramente patrocinada pela ENERGISA, a exposição “Por mares nunca dantes navegados – o século das Grandes Navegações” foi inteiramente realizada com mão de obra local e com produtos e serviços adquiridos dentro da nossa cidade no intuito de valorizar talentos e habilidades locais além de promover o desenvolvimento de uma economia criativa no nosso município.

Convidamos a todos que venham visitar a exposição que a Casa de Leitura Lya Botelho passa a apresentar e que prestigiem, também, todos os demais espaços culturais da nossa cidade.

Serviço:

Horários da exposição: de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 11:30h e das 13:00 às 17:00h e aos sábados, das 8:00 às 11:30h (exceto feriados). Entrada gratuita.

Endereço: R. José Peres, 5 (Centro) – Leopoldina-MG


Escolas e demais instituições: favor agendar antecipadamente através do e-mail  casadeleitura@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário