Múltiplas são as atividades que a Casa de Leitura Lya Botelho estará desenvolvendo durante o mes de Maio/2013, sempre visando o melhor atendimento às necessidades e requisições da população em termos do mais amplo e liberal acesso à Cultura.
Uma seleção do que de melhor o cinema italiano produziu será mostrada às quintas-feiras, sempre às 19:30h e com ingresso livre:
- dia 9/05: "O JARDIM DOS FINZI-CONTINI", de Vittorio de Sica (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1972)
- dia 16/05: "O LEOPARDO", de Luchino Visconti (Palma de Ouro, no Festival de Cannes)
- dia 23/05: "UMBERTO D.", de Vittorio de Sica (indicado ao Oscar de Melhor Roteiro)
No sábado, dia 11 de maio, às 18:00h, o escritor José Antonio Marçal estará autografando seu livro "A FORMAÇÃO DE INTELECTUAIS NEGROS(AS): POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS", editado pela Nandyala. O livro apresenta discussões e perspectivas que podem contribuir para o atual debate sobre políticas afirmativas no Brasil. Sendo assim, ele pode ser do interesse de um amplo leque de pessoas e atividades, entre outras: professores em geral, estudantes universitários e vestibulandos, ativistas do movimento negro e outros movimentos sociais.
Celebrando a Abolição, no dia 13 de maio, durante todos o dia, na Sala de Multi-Meios serão exibidos filmes (documentários e ficção) sobre o papel histórico ocupado pelo Negro na sociedade brasileira, exaltando sua contribuição para a Cultura e para a conscientização sobre os Direitos Humanos e suas garantias.
No dia 22 de maio, quarta-feira, às 19:00h, o Projeto TELAVIVA-FÁBRICA DO FUTURO, de Cataguases, exibirá o filme "A MARVADA CARNE", de André Klotze, ao ar-livre nos jardins da Casa de Leitura Lya Botelho. Estrelado por Fernanda Torres, foi ganhador de 11 prêmios no Festival de Gramado de 1985, inclusive o de Melhor Filme, tanto pelo Júri Oficial como pelo Júri Popular. Esta exibição faz parte do projeto que está sendo desenvolvido por Jussara Thomaz, Secretária de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer de Leopoldina, bem como a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura do Município, visando a facilitação e o acesso democrático aos pontos de cultura da cidade a todos os seus habitantes.
A entrada é franca e a censura é livre.
Entre os dias 22 e 24 de maio a Casa de Leitura Lya Botelho sediará o 1º ENTRE ASPAS, promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial-ASPAS. Serão 3 dias de palestras, oficinas, grupos de trabalho, mostra de filmes e mesas redondas. Temas como "Arte, Transmídia, Hipertecnologia e Histórias em Quadrinhos, "Heróis e vilões na historiografia dos quadrinhos: estudos de caso" e "The History of Comics: um balanço historiográfico dos EUA" farão parte das palestras. Filmes de animação, previamente exibidos no CINEPORT-Festival de Cinema de Língua Portuguesa, promovido pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho e ENERGISA, serão exibidos em sessões especiais para os participantes. Além disso, haverá lançamento de livros especializados.
Numa primeira ação desenvolvida a partir do Curso de Formação e Capacitação de Gestores de Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de MG, da Secretaria de Cultura de Leopoldina, e do SEBRAE, receberemos a visita de alunos, professores e estores de cidades da Zona da Mata nas seguintes datas:
- dia 18/05: Professoras de São Francisco do Glória, lideradas por Valquíria Mendes;
- dia 24/05: Alunos e Professores de Barão do Monte Alto, liderados por Ana Cláudia Ferreira;
Continua aberta e recebendo inúmeros visitantes a exposição " O MEU PÉ DE LARANJA LIMA: ESCRITA & MOVIMENTO", que traça um perfil do escritor José Mauro de Vasconcelos, autor de 21 romances e mundialmente famoso pelo seu "O meu pé de laranja lima".
O visitante poderá apreciar e ler todos os livros já editados do autor, ver fotos de arquivo do mesmo e ver de perto material cenográfico criado e usado na adaptação do seu livro para o cinema. O filme "MEU PÉ DE LARANJA LIMA", dirigido por Marcos Bernstein, é uma lírica adaptação do livro que lhe dá o nome e foi inteiramente filmado nas cidades e distritos da Zona da Mata mineira, num esforço da produtora Passaro Films e do Polo do Audiovisual da Zona da Mata.
Lembrando que a nossa SESSÃO CINEMINHA, com desenhos animados, continua acontecendo todos os sábados, às 10:00h, para a alegria da garotada.
Todos os eventos da Casa de Leitura Lya Botelho tem o Apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o Patrocínio da ENERGISA.
Todos os eventos da Casa de Leitura Lya Botelho tem o Apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o Patrocínio da ENERGISA.