quinta-feira, 24 de novembro de 2011

1ª Bienal do Livro e da Leitura




A 1ª Bienal do Livro e da Leitura acontece em Brasília de 14 a 23 de abril de 2012 e vai reunir o métier da literatura de todo o mundo para dez dias de proveitoso intercâmbio entre escritores, educadores, editoras, distribuidoras, empresários, jornalistas, artistas e leitores.

O mega evento acontecerá na Esplanada dos Ministérios, em uma área de 17 mil metros quadrados, com área coberta pronta para abrigar 146 estandes. A coordenação literária está a cargo do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato e apresenta o tema “O poder transformador do livro e da leitura”.

A programação é vasta e tem como destaque a presença do dramaturgo, poeta, romancista e crítico nigeriano Wole Soyinka, Nobel de Literatura, que vem ao Brasil pela primeira vez. O grande homenageado, cuja obra é praticamente desconhecida no país, ganha o lançamento de seu primeiro texto teatral, intitulado “The Lion and The Jewel”, pela Geração Editorial.

Outro ponto alto é a Jornada Hispano-Americana, desenvolvida pelo jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno, além do seminário Bibliotecas – A Experiência Colombiana, que direciona seu foco às iniciativas de sucesso realizadas na Colômbia com bibliotecas públicas. A Bienal ainda reserva uma homenagem a Ziraldo, um dos maiores escritores de literatura infantil do Brasil.

Serão cerca de cinquenta livros lançados por dia, e mais uma ampla programação cinematográfica, exposições e performances teatrais e musicais, contação de histórias, recitais, homenagens a escritores, palestras gratuitas com diversos temas, entre eles “A Literatura Contemporânea da África Portuguesa“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário