quarta-feira, 4 de julho de 2012

Capoeira: Cultura Afrobrasileira na Casa de Leitura Lya Botelho


     Começou ontem, dia 3 de julho, na Casa de Leitura Lya Botelho, as aulas de Capoeira ministradas pelos Graduados Dim e Carlos Henrique, da Abadá-Capoeira-Núcleo Leopoldina.

     As aulas, que são gratuitas, visam motivar as crianças, de ambos os sexos, entre 8 e 12 anos, a conhecerem essa mistura de música, dança, jogo e defesa pessoal, herança africana solidamente fincada em nossas terras.

    
    A capoeira é, em verdade, uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música, sendo praticada em praticamente todo o território nacional.

     Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

     Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.



     A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, que significa "o que foi mata", através da junção dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena. Acredita-se que a capoeira tenha obtido o nome a partir destas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.


     As aulas de Capoeira para ciranças de 8 a 12 anos, continuarão acontecendo na Casa de Leitura Lya Botelho durante todo o mes de Julho, sempre às terças e quintas-feiras, das 15:00 às 16:00h. Essa atividade faz parte do Módulo 1 "A contribuiçãodo Negro na vida social, política, econômica e cultural de Leopoldina", que integra o PROJETO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: LEOPOLDINA-MG, desenvolvido pela Casa de Leitura Lya Botelho.

     As aulas são inteiramente grátis e não se exige conhecimento prévio, nãohavendo, também, necessidade de comprar o uniforme (abadá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário