quinta-feira, 3 de maio de 2012

Audio-Livros: uma biblioteca para o deficiente visual



Um livro, mais do que um objeto concreto, é um universo condensado em páginas e letras. Ler é uma experiência indescritível, pelo prazer que proporciona, pela viagem por diferente estados de alma em que o leitor navega. Decodificar as maravilhas contidas na combinação das letras é sempre uma descoberta, pois nunca surtem o mesmo e único efeito. A cada livro, a cada releitura, esse intrincado jogo combinatório favorece outras imagens, outros sentimentos.Se há um companheiro fiel, o livro o é. Sempre pronto, sempre próximo, sempre accessível.

Agora, imagine-se sem a possibilidade de ler.

Tente imaginar como seria este seu momento se, por um motivo qualquer contrário à sua vontade, você fosse impedido de continuar a leitura desta página. Se soubesse que nunca mais iria poder escolher o livro que leria em momentos de recolhimento. Ou nos quais precisasse estudar. Que a partir de agora dependesse totalmente dos demais para saber a história contida naquele romance, ou o poema escrito e publicado na internet, ou, mesmo, as notícias do dia estampadas nos jornais.

Estar privado da visão pode ser uma prisão, um mergulho profundo e temeroso numa longa escuridão.

Agora, imagine que existe quem pensa e trabalha em prol daqueles que possuem alguma forma ou grau de deficiência visual. Esse é o trabalho do Instituto Benjamin Constant, situado no Rio de Janeiro: auxiliar o deficiente visual a superar suas dificuldades, ensinando-o a lidar essa situação e encontrar maneiras de minimizá-la. A leitura, uma das grandes perdas que a falta, ou dificuldade de visão, proporciona, está sendo substituida pelos Audio-Books produzidos pelo Instituto e que trazem os mais diversos títulos em seu extenso catálogo.

A Casa de Leitura Lya Botelho, cujo maior objetivo é o incentivo à leitura, encontrou no Instituto Benjamin Constant um grande parceiro: recebemos, nesta semana, uma doação de 38 Audio-Livros, material esse de uso exclusivo dos portadores de deficiência visual que visitam ou frequentam a Casa de Leitura Lya Botelho. Títulos, temas e autores, os mais variados, favorecerão aqueles, crianças, jovens ou adultos, que desejarem ouvir, em belíssimas narrações, um clássico como "Madame Bovary", algo de uma profunda beleza, como "A Hora da Estrela", ou uma coletânea de "Contos Africanos". Jorge Amado, Clarice Lispector, George Orwell, Machado de Assis, Mario Quintana, Marilena Chauí, Angela Lago, Moacyr Scliar, são alguns dos muitos autores que podem ser ouvidos naquilo que tem a dizer, nas gravações doadas pelo Instituto Benjamin Constant.

Estamos certos que, com essa parceria, a Casa de Leitura Lya Botelho cumpre, ainda melhor o seu papel junto à comunidade, favorecendo a inclusão tão necessária e importante para qualquer sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário