quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Melhor dos Festivais de Video e Cinema, na Casa de Leitura Lya Botelho




     Neste domingo, dia 20 de maio, a partir das 16:00h, com entrada franca e censura 14 anos, a CASA DE LEITURA LYA BOTELHO, em Leopoldina-MG, estará iniciando uma série de exibições de vídeos selecionados entre os que competiram nas mostras FESTIVAL CINEPORT, produzido pela Fundação Ormeo Junqueira Ribeiro e patrocinado pela ENERGISA.

Nessa primeira sessão, serão exibidos, e em seguida, debatidos :
  • ·         UM OUTRO ENSAIO”, da diretora Natara Ney (RJ) – Ficção Curta, com 15’. Ganhador do I CINE AMOR, Festival de Cinema de Nova Friburgo, seu roteiro original, “Salve, Jorge!” é da própria diretora.
         Sinopse: Marido de mulher cega faz o possível para facilitar sua vida e protegê-la
  • ·         O ESTRANGEIRO”, de Ivo Marques Ferreira (Vila do Conde - Portugal) – Documentário Curta, com 18’.
        Sinopse: Personagem (o próprio diretor?) procura por Macau um Estrangeiro, alguém que ali viveu há 15 anos e com quem manteve intensa correspondência. Procura no presente os restos do passado, deixando seus próprios vestígios.

     O CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, que teve a sua 5ª edição na cidade de João Pessoa-PB em 2011, tem como objetivos:
- integrar o mercado cinematográfico dos países de língua portuguesa e promover os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações africanas que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP, bem como reunir personalidades ligadas ao audiovisual desses países, estimulando o intercâmbio cultural, promovendo encontros, seminários, painéis, debates, conferências, mostras, lançamentos de publicações, DVDs, filmes e vídeos. 

     O CINEPORT teve sua primeira edição realizada no Brasil, entre os dias 01 e 12 de junho de 2005, na cidade de Cataguases, Estado de Minas Gerais.
     Em 2006, o 2o CINEPORT realizou-se na cidade de Lagos, no Algarve, região sul de Portugal, entre os dias 01 e 11 de junho com a parceria fundamental da Câmara de Lagos.
     Em 2007 o 3° CINEPORT foi realizado entre os dias 4 de maio a 13 de maio na cidade brasileira de João Pessoa, no Estado da Paraíba — em função de um convênio assinado entre a Fundação Ormeo Junqueira Botelho, entidade promotora do CINEPORT, a Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope e o Governo da Paraíba. Com isso, a partir desta edição, o Festival CINEPORT passou a ser realizado bienalmente na cidade de João Pessoa.
     Em 2008, alternando com a realização do Festival CINEPORT, a Fundação Ormeo Junqueira Botelho lançou o FESTIVAL VER E FAZER FILMES – Edição CINEPORT, voltado para formação e produção e que é realizado na cidade de Cataguases – Minas Gerais. Sua primeira edição aconteceu entre os dias 3 e 13 de dezembro.
     O 4°CINEPORT  foi novamente realizado em João Pessoa na Paraíba entre os dias 1 e 10 de maio de 2009. O festival repetiu o grande sucesso das edições anteriores e entrou definitivamente para o calendário cultural do estado.
     Em 2010, foi realizada a segunda edição do FESTIVAL VER E FAZER FILMES – Edição CINEPORT com a participação de coletivos de produção de Cabo Verde, Portugal, Moçambique e Angola e as Universidades brasileiras PUC Minas e UFBA. 

     Conheça mais sobre o CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, acessando o site http://www.festivalcineport.com/2011/cineport.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário