segunda-feira, 25 de março de 2013

Diálogos com as Linguagens Artísticas: exercícios de pesquisa e criatividade na Casa de Leitura Lya Botelho



     O diálogo cinema, teatro e dança que pauta o trabalho da Cia Ormeo, companhia de dança da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, patrocinados pela ENERGISA, vive um constante processo de exercício e atualização dos seus componentes.




     Sob a competente direção da coreógrafa e bailarina Daniela Guimarães, doutoranda em Dança, o grupo frequenta semanalmente a Casa De Leitura Lya Botelho, em Leopoldina, onde desenvolvem trabalhos de pesquisa, análise fílmica, discussão de conceitos de estética e estrutura narrativa utilizando, para tanto, filmes clássicos e contemporâneos, sempre em busca de um enriquecimento do próprio olhar.

     Hoje, segunda-feira, 25 de março, a grupo dedicou-se a transferir, graficamente, as impressões e emoções coletadas ao assistir "Blancanieves", filme espanhol ganhador de 10  Goya, cobiçado prêmio do mais importante festival cinematográfico espanhol, em 2012. Dirigido por Pablo Berger, o filme narra, em preto e branco e sem diálogos, uma versão clássica do conto infantil "Branca de Neve e os 7 Anões".
 

     Trabalho extremamente autoral, o filme mescla os arquétipos da conhecida história, com o cenário, as músicas, os símbolos e o drama que constituem grande parte do imaginário espanhol.


     Os trabalhos foram realizados em técnica de colagem mista (papel e objetos diversos), com a liberdade de serem feitos em grupo e/ou individualmente.


     Exercícios como esse provocam uma maior interação com o tema do filme, bem como desenvolvem as possibilidades de novas leituras e diálogos com a obra de arte.


     Além de insistir na utilização do cinema como meio de transmissão de valores e provocar reflexões, a Casa de Leitura Lya Botelho vem desenvolvendo um trabalho de formação de platéia, através de exibições semanais de filmes e mesas de debates, visando, exatamente, o melhor conhecimento das múltiplas possibilidades que a Arte oferece como forma de expressão e de construção do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário