segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Uma viagem iconográfica pela história de Leopoldina-MG



   Uma exposição é sempre um recorte, um pedaço de um todo maior e mais significativo. É uma tentativa de focar o olhar e a atenção, por exemplo, num determinado momento, em uma época, num  grupo social específico, numa certa comunidade.

   Não houve, e nem há, nenhuma pretensão da nossa parte em considerar esta coleção de imagens e objetos numa completa ou definitiva mostra sobre o tempo, as pessoas, os bens e os saberes  de Leopoldina. É um recorte, um ensaio. Uma sugestão, inclusive, para que pensemos na importância de um espaço dedicado à preservação da memória local.


   “Do Feijão Cru ao Girassol Maravilhoso: Fragmentos da Memória Leopoldinense” visa, primeiramente, oferecer às nossas crianças e jovens, público alvo da Casa de Leitura Lya Botelho, um mosaico de um Passado mais ou menos distante, para que eles possam desenvolver o entendimento de que o Presente é sempre uma consequência e que o Futuro será o fruto dessa reflexão.


   Neste Módulo II do projeto “Patrimônio Cultural / Leopoldina-MG” que a Casa de Leitura Lya Botelho vem desenvolvendo desde 2012, tivemos de criar alguns limites na pesquisa visando torná-la dinâmica e condizente com o espaço que dispúnhamos e ao material que vínhamos coletando há algum tempo. Elegemos, nesta etapa,  alguns, entre tantos, leopoldinenses natos, de reconhecida notoriedade dentro da comunidade, bem como uma amostra dos marcos arquitetônicos e elementos da cultura local.


   Vida é movimento, é descoberta, e o que chamamos História é o seu registro a partir de fatos, observações e lembranças. Que esta coleção que ora apresentamos ajude ao visitante reconhecer-se como agente ativo, fundamental na construção, resgate e preservação dessa memória temporal.

SERVIÇO: 

A exposição permanecerá aberta ao público de 16 de setembro a 21 de dezembro de 2013, no horário de funcionamento da Casa de Leitura (de segunda a sexta, das 8:00 às 11:30h e das 13:00 às 17:00h; aos sábados, das 8:00 às 11:30h). Fechada aos domingos e feriados.

Agendamento de visita para escolas e grupos, através do e-mail casadeleitura@gmail.com

AGRADECIMENTOS:

Berê Salles
Claudia Conte
Clóvis Márcio Esteves
Clube dos Cotubas
ENERGISA
Fundação Ormeo Junqueira Botelho
Henrique Frade
Luiz Otávio Meneguite
Maria Lucia Braga
Mônica Perez Botelho
Natania Nogueira
Nilza Cantoni
OSCIP FelizCidade
PR Comunicação
Romulo Nascimento
Rubens Maia
Valdir de Paula

FONTES DE PESQUISA:

Jornal O Leopoldinense (www.leopoldinense.com.br)
Jornal A Gazeta
Jornal Ilustração
Estudos de História de Leopoldina (www.cantoni.pro.br)
Brasil: História e Ensino (www.historiadoensino.blogspot,com)
ALLA-Academia Leopoldinense de Letras e Artes (www.academialeopoldinense.net)
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (www.iepha.mg.gpv.br)
Arquivos da Casa de Leitura Lya Botelho


PATROCÍNIO:

ENERGISA 
FUNDAÇÃO ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO




Nenhum comentário:

Postar um comentário