sexta-feira, 20 de março de 2015

"Os Filhos da Terra": um olhar sobre os que habitavam estas terras antes do seu descobrimento.


Os primeiros visitantes que aqui aportaram suas naus ficaram maravilhados com a luxuriante beleza da paisagem, com as riquezas prodigamente ofertadas pela Natureza e com a inocência dos habitantes.

A nudez dos “selvagens”, que assustava, atraía e escarnecia o falso moralismo do europeu medieval, era como o próprio “novo mundo”, a nova terra “descoberta”, a um tempo selvagem, rica em ofertas e possibilidades e isenta dos pecados e malícias de predadores. Diferentemente dos Maias e Incas, que habitavam outras porções da recém “descoberta” América, nossos índios ainda viviam de forma mais primitiva, sem o grau de conhecimento e cultura que dos seus primos andinos ou centro-americanos. Espalhados ao longo da costa, ligados por laços de consanguinidade ou de linguagem, os habitantes originais destas terras foram forçados a aceitar os seus “descobridores” e novas relações de cunho social, trabalhista, familiar e de dominação foram se formando e continuam a se desenvolver em mais de 500 anos de convivência.


Ao selecionarmos o Índio Brasileiro como tema de uma exposição, a Casa de Leitura Lya Botelho busca, através de diversos recursos e artifícios disponíveis, propiciar ao visitante um contato, ainda que majoritariamente imagético, com brasileiros que aqui estavam há gerações quando as naus dos navegantes portugueses adentraram as oceânicas águas do “Império das Palmeiras”. Esses “filhos da terra” devem e merecem ser melhor conhecidos & reconhecidos pela sua contribuição à nossa cultura, nossos costumes, formação racial, nossas crenças e nosso estilo de viver, também chamado de “jeitinho brasileiro”.


A Casa de Leitura Lya Botelho, com a exposição “OS FILHOS DA TERRA”, pretende oferecer aos professores um material iconográfico bastante variado que pudesse ser utilizado, a critério dos mesmos, como material complementar para os alunos melhor refletirem e se expressarem a respeito da questão do Índio no Brasil. Ao mesmo tempo, ao visitante interessado, esperamos que o espaço da mostra seja uma experiência de imersão, através de um conteúdo esteticamente exposto, num assunto que muitas vezes nos parece distante, estranho e tão somente exótico.

O Índio, como qualquer outro ser humano, é um assunto que não se pode pretender esgotar em 1 ou 1.000 exposições. O que podemos e devemos fazer é ir criando e agrupando recortes, verdadeiros mosaicos sobre tão amplo assunto, para que possamos a cada mostra, seminário, pesquisa, trabalho acadêmico publicado, visita a reservas, áreas de proteção e museu temático, estudo da legislação específica e demais ações, aumentarmos nosso conhecimento a fim de que possamos desenvolver uma reflexão mais aprimorada sobre o tema.

OS FILHOS DA TERRA” pode ser realizada graças ao apoio recebido da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho e do patrocínio da ENERGISA, nossa mantenedora e, orgulhamo-nos em dizer, uma empresa que investe em Cultura nas suas mais diversas modalidades.


A exposição abre na segunda-feira 6 de abril, e seu horário de funcionamento é o mesmo da Casa de Leitura Lya Botelho: de segunda a sexta, das 8:00 às 11:30h e das 13:00 às 17:00h, e aos sábados das 8:00 às 11:30h. A entrada é franca e a censura é livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário