quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A história de um acervo: Evanildo e Zé Mauro de Vasconcellos

Evanildo de Almeida e o poster de lançamento da primeira versão do "O meu pé de laranja lima" para o cinema 
  
     Estamos acabando de fazer o levantamento e a catalogação do maior acervo particular sobre José Mauro de Vasconcellos, visando uma exposição sobre esse autor, para o segundo semestre deste ano.
     Foi muito interessante conhecer e passar horas conversando com Evanildo Fernando Santos de Almeida que desde os 8 anos, depois de ler "O Meu Pé de Laranja Lima", é apaixonado pela literatura de Zé Mauro de Vasconcellos. Colecionador compulsivo de tudo o que diz, ou é dito, a respeito desse autor, Evanildo conseguiu, através dos anos e de uma incansável busca, reunir todos os livros (muitas as primeiras edições!), cartas, convites, material de divulgação, posters, fotos, memorabilia, enfim, formando um acervo que, acredito, seja único no país.
     Quem nos colocou em contato com o Evanildo foi a produtora Kátia Machado, que também o conheceu através da Editora Melhoramentos (editores exclusivos da obra de José Mauro de Vasconcellos) quando ainda estava na fase de pré-produção da nova versão do filme "O Meu Pé de Laranja Lima". Bastou uma longa conversa telefônica para que nos apercebessemos da extensão do seu conhecimento sobre a vida e a obra desse autor fluminense e agendassemos, de imediato, uma visita ao seu "museu particular" Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
     Foram horas de uma conversa fluída, descontraída, plena de detalhes e curiosidades interessantíssimas sobre o autor de tantas obras de grande apelo popular. Quase sempre ignorado pela crítica especializada, Zé Mauro foi e ainda é um grande sucesso de vendas, tendo ficado rico e famoso com seus livros. Traduzido e publicado em dezenas de países, seus personagens são universais em suas esperanças, alegrias, angústias e tristezas.
     O que, neste momento, podemos adiantar é que essa exposição está sendo pensada da maneira mais carinhosa possível por todos nós, da Casa de Leitura Lya Maria Muller Botelho, e pela presidente da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Monica Perez Botelho. Estamos muito confiantes que, com a valiosa e colaborativa consultoria prestada por Evanildo de Almeida, Leopoldina e região terão a oportunidade de apreciar, no segundo semestre, uma exposição muito completa e digna do espírito e talento de José Mauro de Vasconcellos.

2 comentários:

  1. Prezados,

    Me chamo Rodrigo Fernandes e sou pesquisador em Geografia Cultural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Como estou a escrever um artigo sobre a obra do José Mauro de Vasconcelos e as informações sobre os escritor -infelizmente - são escassas gostaria de saber como faço para entrar em contato com o Evanildo Fernando. Seria de muita ajuda.

    Meu e-mail de contato é oficinadaspalavras@yahoo.com.br

    Desde já agradeço pela atenção.

    Abraços cordiais.

    Rodrigo Fernandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,
      Poderia,por favor, enviar seu material para apreciação por email? Gostaria de saber mais sobre o autor. Meu interesse é totalmente lúdico. Meu contato : leticia.cardoso.gomes@gmail.com

      Excluir