quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Nacional da Poesia: leituras e escrita poética na Casa de Leitura Lya Botelho

   
      Merecida homenagem fizeram ao baiano Castro Alves, o "Poeta dos Escravos" como ficou conhecido, ao celebrarem o Dia Nacional da Poesia no mesmo de seu natalício.

     A Casa de Leitura Lya Botelho recebe hoje  aproximadamente 150 alunos das escolas das redes públicas e particulares de Leopoldina e seus distritos para comemorarem essa data, dentro do Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita Poética. Esses jovens estarão se utilizando do livro "O Azul da Poesia", de Luiz Lopez, para lerem e estudarem a estrutura dos seus poemas.

     São poemas de diversas tendências estilísticas, que o autor criou para proporcionar ao jovem leitor um "mapa" de como a poesia pode assumir formas e particularidades próprias. Os alunos das escolas participantes desse Projeto, que tem o patrocínio da ENERGISA e o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, têm, então, a oportunidade de imergirem numa verdadeira experiência literária, onde o garimpo pela melhor simbologia e sonoridade de cada palavra provocam e despertam o encantamento pela leitura desse gênero literário.

     Os alunos das escolas participantes serão, posteriormente, convidados a escreverem seus próprios poemas e a participarem no final do mes de abril de uma grande exposição dos mesmos, na Casa de Leitura Lya Botelho, denominada "Varal de Poemas". Enquanto isso... muita leitura e atividades de escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário