terça-feira, 13 de março de 2012

A poesia de Luiz Lopez em noite de autógrafos na Casa de Leitura Lya Botelho

 
      Poesia é, antes de mais nada, um estado da alma. É quando as palavras assumem totalmente sua forma, som e sentido, combinando-se para expressar mais do que aquilo que sua grafia registra. Essa parece ser, também, a maneira com que Luiz Lopez vivencia o ato da criação poética.

     Reconhecido como artista plástico, tendo realizado dezenas de exposições em sua carreira, Luiz Lopez não deixa de ser, também, o professor. O magistério tem, para ele, um significado especilíssimo, de quem acredita que o mestre é o responsável por grande parte daquilo em que nos tornamos.

     Foi essa notória combinação do pedagogo com o artista, que resultou no "O Azul da Poesia", um livro no qual o autor-artista demonstra domínio sobre a técnica e, sobretudo, na identificação dos sentimentos.

     Luiz Lopez reuniu uma série de poemas que atravessam diversas possibilidades da escrita desse estilo literário. Ora explorando rimas, noutras vezes deixando-se guiar pela métrica, e ainda em outras, pela forma, pela possibilidade de tornar concreto o som e o significado da palavra, Luiz Lopez transita com muita facilidade por esse segmento literário.

     A Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho resolveu propor às escolas da rede pública e privada de Leopoldina-MG uma imersão dos seus alunos das 3ª às 7ª séries no âmbito da poesia e convidou o autor, Luiz Lopez, para conversar com os professores e, juntos, encontrarem novos usos e abordagens para o livro dentro da sala de aula. O comparecimento foi maciço, graças ao generoso apoio da Superintendente Regional do Ensino, da Secretária de Cultura do Município e de todos os Diretores, Supervisores e Professores de Língua Portuguesa, demonstrando assim o interesse de toda a classe ligada à Educação na promoção da leitura e da escrita poética, tema do nosso Projeto.

Após esse encontro, os salões e jardins da Casa de Leitura Lya Botelho abriram-se para receber a população da nossa cidade, num coquetel que celebrava o lançamento do "O Azul da Poesia" em Leopoldina, bem como a exposição das ilustrações originais do livro, criadas pelo próprio Luiz Lopez.

     Com o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o patrocínio da ENERGISA, o Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita Poética, da Casa de Leitura Lya Botelho, começou, na noite de 7 de março, a tomar forma. Desde o dia seguinte ao evento, as escolas da nossa cidade e dos seus distritos vem trazendo seus alunos para visitarem a exposição das gravuras que ilustram o livro e terem uma aula dirigida na análise dos estilos dos poemas que compõe "O Azul da Poesia".

A Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho vê nessa receptividade por parte dos professores, coordenadores, supervisores e diretores de escolas, um exemplo concreto a ser seguido de empenho em proporcionar que nossos jovens venham a se tornar cidadão mais aptos, conscientes, cultos e prontos a absorverem e pensarem as informações que lhes são, e serão, oferecidas no decorrer da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário