sábado, 24 de março de 2012

Faz-se caminho ao andar: In Visu

Caminhante, são teus rastos
o caminho, e nada mais;
caminhante, não há caminho,
faz-se caminho ao andar.
Ao andar faz-se o caminho,
e ao olhar-se para trás
vê-se a senda que jamais
se há-de voltar a pisar.
Caminhante, não há caminho,
somente sulcos no mar.


(Antonio Machado, poeta sevilhano)


     Uma revista que fala de viagens. Uma nova publicação com fotos de alta qualidade artística. Um trabalho de pesquisa de usos, costumes e história. Uma re-descoberta da identidade e caráter de um povo. Um percorrer de fronteiras onde as linhas muitas vezes não estão demarcadas no chão mas na alma de seus habitantes. Novas entradas, bandeiras e monções num territorio a ser explorado em um sem-número de aspectos. Isto tudo, e mais, é a proposta da In Visu.


     Henrique Frade, Mariana Andrade, Eduardo Yep e Desirée do Valle, se lançam nessa aventura com o mesmo espírito desbravador dos artistas das diversas missões estrangeiras que aqui aportaram, ao longo dos séculos, para registrar em prosa e imagens, nossa terra, seus habitantes, usos e costumes.

     Talento é o que não lhes falta, nem caminhos a serem explorados com o olhar de curiosidade e deslumbramento de quem reconhece, a cada passo percorrido, o tamanho de suas próprias raízes. E sulcando os mares de minérios, matas, rios e sertões, desenham itinerários para servirem de bússola a outros novos exploradores.

    
Henrique Manuel Neves Frade da Cruz nasceu em Lisboa, Portugal. Veio para o Brasil em 1962. Em 1969, ainda muito jovem iniciou suas atividades no teatro e na fotografia.
No final da década de oitenta, assumiu a direção artística do Sistema MULTISOM de Rádio, criando nova grade de programação para as rádios da empresa localizadas no interior de Minas Gerais.
De volta ao Brasil em 1995, montou e criou toda a grade de programação de um canal de televisão da Prefeitura Municipal de Cataguases, a TV Cultura, da qual também era o diretor; Em 1997, inicia um trabalho como gestor público de cultura, assumindo o cargo de Diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Cataguases do governo 1997/2000, tendo a oportunidade de produzir e realizar as comemorações do centenário do cineasta Humberto Mauro, com exposições e grande mostra de cinema, em parceria com a Secretaria do Audiovisual e a Funarte. Ainda como Diretor de Cultura inaugurou o Centro Cultural Eva Nil, realizando em seguida uma grande exposição de arqueologia  no local, em parceria com o Museu Nacional de Arqueologia.
Hoje trabalha como produtor cultural em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.



 Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mariana Andrade é formada no curso técnico de cinema da Escola Livre de Cinema e no curso profissionalizante de teatro da Companhia de Teatro Escola de Arte, dirigida pelo Dramaturgo Luiz Paixão.
Atualmente realiza fotos, vídeos e textos para a Revista IN VISU e atua nas áreas do cinema e da produção cultural. É diretora do projeto “Ressonantes”, que produziu uma série de pílulas audiovisuais destinadas à interprogramação televisiva.
Realizou a coordenação de produção da 5ª edição do Festival Cineport (Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa), que aconteceu na cidade de João Pessoa em setembro de 2011. Dirigiu nacionalmente os documentários do 5° Vivo Arte.Mov (Festival de arte em mídias móveis), realizado nas cidades de Belém, Salvador, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Dirigiu o vídeo “Epinefável”, exibido e patrocinado pelo programa “Ponto Brasil”, da TV Brasil.
Foi premiada pela produção do média-metragem “A Cartomante”, feito durante o 1° Festival Ver e Fazer Filmes de Cataguases, em 2008.



Desirée do Valle é fotógrafa gaúcha radicada no Rio de Janeiro desde 1997, formada em cinema pela Universidade Gama Filho em 2002. Atualmente fotografa para a revista InVisu.
Assinou o still de 2 longas-metragens como: “Proibido Proibir,” de Jorge Duran e “Remissão”, além de uma série de curtas-metragens. Desirée assina a direção de 2 documentários e 3 curtas-metragens, selecionados para vários festivais de cinema nacionais e  internacionais. Fez fotos de divulgação para diversos espetáculos teatrais no Rio de Janeiro. Estagiou em 2002 em uma das mais renomadas agências de publicidade do Brasil a Conspiração Filmes, onde participou de campanhas de marcas como: Pepsi Twist, Renner e Gatorade. Fotografou a campanha ecológica “Adidas Grun.” E Foi a fotógrafa exclusiva do 5º Cineport – Festival de Cinema de paises da língua portuguesa.
Já teve suas fotos publicadas nos mais renomados jornais e revistas do país como: O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Zero Hora, Revista Contigo, Diário Catarinense e outros.



 Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Vale do Rio Doce com especialização em Cinema, Tv e Mídias Digitais pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Atualmente trabalha como diretor de fotografia freelance para agências de publicidade. Dirigiu o documentário “Cine-Mauro” selecionado para fazer parte da programação do canal SESCTV. Foi premiado com o documentário “A Espera no Quintal” como melhor documentário pelo júri técnico do 2° Festival Ver e Fazer Filmes de Cataguases, em 2010.
Ministrou oficinas de Fotografia e Cinematografia HDSLR, trabalhou em Cataguases-MG como produtor local no longa “Sobre a Neblina” da diretora Paula Gaitan. Realizou a direção de fotografia do curta-metragem “Expresso Universitário”. Trabalhou durante 2 anos em Governador Valadares-MG paralelamente como parte da equipe de pós-produção e identidade visual da Tv Univale e Motion Designer na produtora Moscavideo.
Atualmente se aventura produzindo conteúdo para web como o vlog “Hug the Devil” e vídeos de esportes radicais como skate longboard, voo livre e canoagem.




Vídeos, fotos e textos biográficos extraídos do site www.invisu.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário