quinta-feira, 19 de abril de 2012

As agruras do moderno sob o olhar do genial Jacques Tati: cinema na Casa de Leitura Lya Botelho


A Casa de Leitura Lya Botelho, de Leopoldina-MG, dando continuidade ao seu projeto de exibir grandes obras do cinema mundial, mostra na quarta-feira, dia 25 de abril, às 19:30h, na sua Videoteca, um dos melhores filmes do mestre Jacques Tati, Playtime (que foi renomeado, no Brasil e em Portugal, com diversos títulos: Tempo de Diversão, Modernidade, Cidade Moderna).

Playtime é um projeto megalômano de Jacques Tati que acabou por lhe custar a falência. 
Em Playtime, Tati construiu praticamente uma cidade, com restaurantes, farmácia, prédios comerciais e até um aeroporto. Um filme que dispensa legendas, já que toda a narrativa se centra nas coreografias cómicas e encantadoras das personagens. Situações hilariantes, num filme que evidencia e satiriza o modernismo e o choque tecnológico.

Existe uma storyline, mas que é pouco relevante: turistas americanas fazem uma viagem a Paris e na sua visita de 24 horas, cruzam-se com o Sr. Hulot (Jacques Tati), um homem de negócios que se vê apanhado numa trama de avanços tecnológicos, que constituem uma barreira para alcançar os seus objetivos.

É um filme muito peculiar, já que a ação não é na maior parte das vezes centrada numa só personagem ou ação que vemos no tela. Muitas vezes, em plano de fundo, existem pequenos pormenores que fazem também eles parte do frenesi do filme. Visualmente cativante, cheio de situações ricas de humor, onde mesmo à vigésima visualização pudéssemos encontrar novas situações, que antes não havíamos reparado.

Tati tenta aqui transmitir uma preocupação com a alienação que a cidade moderna poderia eventualmente gerar nos seus moradores, através de uma narrativa simples, divertida, sem obedecer às regras, onde visualmente demonstra-se essa ideia, sem recorrer à forma clássica de contar uma história. 


Filho de pai russo e de mãe francesa, Jacques Tati, cujo verdadeiro nome era Jacques Tatischeff, nasceu em 1907 e faleceu 1m 1982. Alto, com 1,91 m, se projetou inicialmente no campo esportivo e se tornou um dos principais jogadores de rugby da França. Era um hábil mímico e durante dois anos tentou, sem sucesso, fazer carreira no music-hall. A oportunidade surgiu em um espetáculo de gala no Hotel Ritz e a partir daí ele se tornou um comediante de boulevard. Em 1932 começou sua carreira comoator e roteirista, realizando uma série de curta-metragens e de 1945 a 1946 fez dois filmes do consagrado diretor Claude Autant-Lara.
Sua carreira de cineasta começou em 1947 com "Jour de Fête" que lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, na Itália e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950.
"Le vacances de Mr. Hulot" ('"As Férias de Mr. Hulot"), lançado em 1953, levou mais de um ano para ser completado já que Tati sempre brigava com os produtores. Ele ganhou muito dinheiro com seus primeiros filmes, mas ficou seis anos sem filmar. Quando retornou com "Playtime", uma grande superprodução com 150 minutos de duração e que lhe rendeu um prejuízo de 8000 milhões de francos, ele viu seu império desmoronar.
Em 1970 ele tentou se recuperar do fracasso comercial de "Playtime" com outro filme, "Trafic", mas apesar do relativo sucesso da fita ele anunciou a sua falência em 1974 e promoveu um leilão dos negativos das suas obras.
Ele morreu vítima de uma embolia pulmonar semanas após completar 75 anos.

Filmografia:
  • 1932 - Oscar, champion de tennis
  • 1934 - On demande une brute
  • 1935 - Gai dimanche
  • 1936 - Soigne ton gauche
  • 1938 - Retour à la terre
  • 1946 - Sylvie et le fantôme
  • 1947 - L'école des facteurs (br: Escola de Carteiros)
  • 1947 - Le diableau corps
  • 1948 - Jour de fète (br: Carrossel da Esperança)
  • 1953 - Le vacances de Mr. Hulot (br: As Férias de Mr. Hulot)
  • 1958 - Mon oncle (Meu Tio)
  • 1967 - Cours du soir
  • 1967 - Playtime (Tempo de Diversão)
  • 1971 - Trafic (As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco)
  • 1974 - Parade - feito em vídeo para a TV
SERVIÇO:
Quando: dia 25 de abril, às 19:30h
Onde: Casa de Leitura Lya Botelho (R. José Peres, 4  _ Centro / Leopoldina-MG)
Entrada grátis
Censura: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário