quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

"Depois dos Quinze", de Bruna Vieira, tem noite de autógrafos na Casa de Leitura Lya Botelho



Uma tímida garota do interior de Minas Gerais começa a escrever um diário virtual. Um blog, como essa geração super informatizada chama aquilo que os antigos cadernos de memórias, pensamentos e recordações se transformaram.
A constância no ato de escrever, expondo sua maneira de pensar e reagir e, de até mesmo, sentir-se parte do mundo, provoca uma transformação e a menina introvertida acaba por descobrir-se segura de si, preparada para enfrentar o mundo e concretizar seus sonhos.


"DEPOIS DOS QUINZE" (www.depoisdosquinze.com), o blog da leopoldinense Bruna Vieira, torna-se nacionalmente conhecido e a autora recebe um convite da Revista Contigo para, em mudando-se para São Paulo, passar a fazer parte do staff de blogueiros e articulistas da revista.
Em menos de um ano na capital paulista e Bruna retorna a Leopoldina para, concomitantemente com cidades do porte do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, lançar o seu primeiro livro, de contos e crônicas, que muito apropriadamente, leva o título de "DEPOIS DOS QUINZE - QUANDO TUDO COMEÇOU A MUDAR".
O livro, publicado pela Gutemberg, já em sua 2ª edição, tem sido um sucesso não apenas de vendas, mas em revelar um público leitor adolescente que não consome somente as histórias ficcionais estrangeiras que inundam o mercado editorial, mas que se identifica com autores competentes e que expressam sentimentos que lhes são comuns. Isso fica comprovado na presença maciça de jovens, de ambos os sexos, leitores do blog da escritora, que correm ansiosos às prateleiras das livrarias e às noites de autógrafos da autora, para adquirirem o mesmo.


Bruna Vieira escreve sobre ela. Seu dia a dia, seus amigos, suas esperanças, suas transformações, a sua forma de resolver seus pequenos problemas, suas descobertas, tudo isso numa linguagem coloquial, despretenciosa, moderna, bem humorada, sem incorrer em "ismos" de qualquer tipo. Bruna é autêntica, inteligente e sensível e deixa transparecer isso em seus textos, onde revela uma maneira muito positiva, porém realista, de apreender a vida em suas constantes mudanças.
A Casa de Leitura Lya Botelho também entende e aprecia a contribuição que essa leopoldinense faz na formação de leitores, estimulando-os, através das postagens em seu blog e nos textos selecionados para o livro, a desenvolverem o hábito e terem prazer em ler. A leitura, em todas as suas formas e suportes, é a razão primeira da Casa de Leitura Lya Botelho, e tudo o que venha a contribuir, com eficácia e qualidade para isso, nos é importante.


Ao verem que uma jovem da sua cidade, com quem conviveram e mantém estreito contato, utiliza-se da escrita como uma forma de atingir seus melhores objetivos e desenvolver seus talentos, irão começar a derrubar as barreiras que possam ter em relação ao hábito de ler e escrever. Identificar-se com o autor, como ser humano pertencente ao mesmo espaço geográfico, sócio-cultural e semelhante faixa etária, certamente poderá contribuir para atrair novos leitores em potencial.


A noite de autógrafos do "DEPOIS DOS QUINZE - QUANDO TUDO COMEÇOU", realizada no dia 12 de dezembro, trouxe para as salas da Casa de Leitura Lya Botelho um enorme contingente de leitores, admiradores, amigos, parentes, ex-colegas de escola, etc, todos ávidos em cumprimentar a autora e comentarem sua trajetória e trabalho.
De parabéns a Editora Gutemberg pelo lançamento do livro e, sem dúvidas, Bruna Vieira por tê-lo escrito.



As fotos que ilustram esta postagem foram realizadas pela fotógrafa Dayana Valle, também de Leopoldina, cujo olhar sensível e atento traduz o clima do evento e a relação da autora com seus leitores.

A fotógrafa Dayana Valle e a escritora Bruna Vieira


Apoio Cultural: Fundação Ormeo Junqueira Botelho
Patrocínio: ENERGISA

Um comentário: