segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Chico Buarque no encerramento das atividades de 2014 da Casa de Leitura

O encerramento oficial das atividades da Casa de Leitura Lya Botelho aconteceu no domingo, dia 21 de dezembro, com um verdadeiro espetáculo de música proporcionado pelos artistas Mara Max e Antônio Jorge Gonçalves Magalhães.

Com um roteiro primoroso criado por Mara, que também cuidou da narração, sempre muito poética, a vida e a obra do compositor Chico Buarque de Hollanda foi o motivo para que quase uma centena de amigos e amantes da boa música se fizessem presentes ao último evento do ano da programação do SABER COM SABOR, desta feita, na Casa de Leitura

A seleção musical, dentro da vasta obra do Chico, foi a mais cuidadosa possível, buscando mostrar o homem, o artista, o cidadão em pleno exercício da reflexão política, o compositor censurado pelos ditames da ditadura, o amante, o compositor de música para teatro e cinema, o escritor.



FRANCISCO: RAÍZES & BRASIL, título do espetáculo, também encerra as comemorações dos 70 anos do famoso compositor e que foi tema de uma série de eventos culturais organizados pelo Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, de Leopoldina.

Antônio Jorge Gonçalves Magalhães, autor dos arranjos, emprestou seu grande talento para, com voz de afinação impecável e um violão executado com virtuosismo, dar vida às letras de versos contundentes em sua poesia e humanidade escritos, durante décadas, por Chico Buarque.

Mara Max, por sua vez, trouxe a sonora delicadeza da flauta para o diálogo musical com seu parceiro no palco e iluminou a noite com sua fluída e segura narrativa do percurso do homem e do artista Chico Buarque, contextualizando-o dentro da Música Popular Brasileira e como um cidadão consciente do seu tempo e das suas possibilidades de contribuição, como artista, para uma maior reflexão da condição do brasileiro.

Foi uma noite memorável onde o público atendeu a solicitação dos artistas e contribuiu generosamente para com o Natal dos moradores do Asilo Santo Antonio, de Leopoldina.


A Casa de Leitura Lya Botelho agradece a todos os que puderam se fazer presentes e, em especial, aos artistas pelo excelente, impecável e memorável espetáculo apresentado.
Agradecemos, também, à nossa patrocinadora, ENERGISA, por viabilizar mais este evento que tanto contribuiu para com o sempre crescente nível dos eventos culturais à disposição do público leopoldinense.
À FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho, o nosso muito obrigado por nos apoiar em todos os aspectos na nossa missão de colaborar com a Cultura e a Educação leopoldinenses, sempre valorizando sua história e seus cidadãos.

Um comentário:

  1. Gostaria de expressar os meus sinceros agradecimentos à Casa de Leitura Lya Botelho por apoiar e recepcionar, com profissionalismo, técnica e arte o evento FRANCISCO: RAÍZES & BRASIL _ espetáculo que retratou aspectos da trajetória do compositor Chico Buarque, ao som do violão de Antônio Jorge Magalhães e da flauta transversa de Mara Max.

    Ao adentrar os jardins da casa, que por si só já constituem um espetáculo aos olhos, o público sentiu-se transportado às décadas de ouro da música popular brasileira e ao universo buarquiano. Sob o olhar artístico de Alexandre Carlos, imagens, cuidadosamente selecionadas, retratavam momentos singulares da vida e da obra de Chico Buarque de Holanda. Às imagens somava-se um pequeno acervo de livros e discos que, em conjunto, compunham com primazia a exposição e constituíam, também, o cenário ideal à interação entre músicos e público. Com sua vasta experiência, sensibilidade e conhecimento, Alexandre Carlos conseguiu, de forma peculiar, compreender a proposta artística deste trabalho e, assim, contribuir de forma significativa para o sucesso do evento.

    A Casa de Leitura Lya Botelho encerra suas atividades de 2014, mas deixa registrada, de forma assertiva, o seu comprometimento com a cultura em Leopoldina, merecendo, portanto, o nosso muita obrigada e nossos PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir