terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Luiz Lopez: palavras, formas, cores e imaginação


     Luiz Lopez nasceu em Cataguases-MG. Graduou-se em Letras pela UERJ enquanto cursava a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. De volta a Cataguases, há 15 anos é professor de escolas estaduais e ainda encontrou tempo para publicar 2 livros (tem mais 17 na gaveta!) e realizar 45 exposições de seus trabalhos como artista plástico.
 
      Luiz Lopez é um autor-artista. O mesmo esmero técnico e privilegiado olhar que tem na composição de seus quadros, desenhos, colagens, objetos e esculturas, também pode ser apreciado em seus escritos. Sua poesia, e em especial aquela voltada ao público infantojuvenil, refletem uma alma eternamente jovem e encantada com os pequenos deslumbramentos do cotidiano.
  
     As brincadeiras infantis, o sabor da fruta apanhada no pé, o brilho dos vagalumes competindo com as estrelas, tudo o que é comum, corriqueiro, encontram na poesia de Luiz Lopez uma grandeza digna de catedrais. Esse é a sua maneira de ver o mundo: simples, atenta, sem subterfúgios de qualquer espécie, deixando-se envolver pela magia que existe no simples (e tão complexo!) ato de existir.

     "O Azul da Poesia" é um livro escrito para crianças. Todas as crianças, pois suas imagens poéticas são universais. Crianças de todas as idades, pois a memória reveste-se de uma inocência de colecionador, sem críticas, sem preconceitos. Beneficiam-se de sua leitura aqueles que começam a descobrir ritmos de sonhos nos poemas lidos, e aqueles desejosos de voltarem a olhar o mundo com a mesma atitude de descobertae empolgação da juventude.

     "O Azul da Poesia" traz, também, a pincelada precisa, enquanto técnica, e onírica, em sua leveza e colorido, de Luiz Lopez a ilustrar suas páginas. Pássaros, piões, peixes, balões, florestas e pipas a brincar nos céus são algumas das imagens que parecem escorregar dos poemas, ora os reforçando, noutros, servindo de estímulo à imaginação do leitor. Cada um contrói aquilo que deseja. O importante é criar e viver a experiência. Disso Luiz Lopez entende muito bem.

     A Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho tem o prazer de expor os 20 gouaches que ilustram o livro e promover a noite de autógrafos do "O Azul da Poesia" no dia 07 de março (quarta-feira), às 20:00h. A Casa de Leitura está localizada à R. José Peres, 4, em Leopoldina-MG

Tel.: (32) 3441-2090

Nenhum comentário:

Postar um comentário