segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Waldomiro Vergueiro e César Piva no I Fórum Nacional de Arte Sequencial

     A Professora e Pesquisadora Natania Nogueira é quem encabeça a organização do I Fórum Nacional em Arte Sequencial, a ser realizado no dia 31 de março, sábado, em Leopoldina-MG. Ela é a responsável pela vinda de diversos professores, pesquisadores, estudiosos e apreciadores dessa forma de manifestação artística que estarão reunidos para apresentar trabalhos, formar grupos de estudo e discussão e relatarem experiências, nesse primeiro Fórum, sediado em Leopoldina, que (importante dizer) é aberto a todos os interessados.

     Arte Sequencial é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Estamos, diariamente, expostos a esse tipo de criação artística, seja ao folhear um gibi, ao ler uma tira em quadrinhos, ao assistir a um desenho animado ou a um filme, ao ver uma sequência fotográfica acelerada (stop motion), só para dar alguns exemplos.

     Entre diversos palestrantes, mestres, estudiosos, criadores e apreciadores de tudo o que o termo "arte sequencial" engloba e pode vir a englobar (até mesmo porque novas tecnologias e recursos são constantemente criados), estarão presentes, de São Paulo, o Prof, Waldomiro Vergueiro, Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, e, de Cataguases-MG, César Piva, Gestor Cultural da Fábrica do Futuro.

    
     O Prof. Waldomiro Vergueiro, é professor titular e exerce a chefia do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É também fundador e coordenador do OHQ e membro do Conselho Consultivo e colaborador de periódicos especializados como os International Journal of Comic Art e a Revista Latinoamericana de Estudios de La Historieta. Contibui, também, com os sites Omelete e PopCorn. É autor do livro "Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula", da Ed. Contexto.

   

      César Piva, desde 1987, é um gestor cultural com vasta experiência em políticas públicas de cultura e formação de redes sociais criativas e produtivas, tendo atuado em produtoras culturais de Belo Horizonte, do interior mineiro e na UNESCO, no Rio de Janeiro. Coordena, em Cataguases-MG, um amplo programa de Cultura e Desenvolvimento local com foco no audiovisual, nas novas tecnologias e na juventude. Esse programa tem como metas a implantação de políticas públicas e de um pólo de economia da cultura na região. O Ponto de Cultura "Fábrica do Futuro - Residência Criativa do Audiovisual" e o "Festival de Ver e Fazer Filmes" estão sob a sua atenção, como gestor cultural de ambos. Nacionalmente, participou da coordenação da TV TEIA de Encontros Nacionais dos Pontos de Cultura, do Programa CULTURA VIVA, no conselho do Programa PONTO BRASIL da TV BRASIL, e é, atualmente, do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura - CNPC. Atua, internacionalmente, nas redes REDECINEPORT Angola, Moçambique, Cabo Verde e Portugal) e RAIA (Argentina, Chile, Bolívia e Espanha).
    

     Também estão programados o lançamento, na Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, ainda no dia 31 de março, de 2 importantes livros: "Desvendando o Mangá Nacional, de Amaro Braga e "Efeitos da Ditadura no Trabalho de Henfil", de Fábio Luiz Carneiro Mourilhe e Jon Hogan.

     A ENERGISA, mantenedora da Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, por meio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, reconhece a importância cultural desse evento para Leopoldina e região e colabora, com seu patrocínio, na sua viabilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário