Arte Sequencial é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Estamos, diariamente, expostos a esse tipo de criação artística, seja ao folhear um gibi, ao ler uma tira em quadrinhos, ao assistir a um desenho animado ou a um filme, ao ver uma sequência fotográfica acelerada (stop motion), só para dar alguns exemplos.
Entre diversos palestrantes, mestres, estudiosos, criadores e apreciadores de tudo o que o termo "arte sequencial" engloba e pode vir a englobar (até mesmo porque novas tecnologias e recursos são constantemente criados), estarão presentes, de São Paulo, o Prof, Waldomiro Vergueiro, Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, e, de Cataguases-MG, César Piva, Gestor Cultural da Fábrica do Futuro.
O Prof. Waldomiro Vergueiro, é professor titular e exerce a chefia do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É também fundador e coordenador do OHQ e membro do Conselho Consultivo e colaborador de periódicos especializados como os International Journal of Comic Art e a Revista Latinoamericana de Estudios de La Historieta. Contibui, também, com os sites Omelete e PopCorn. É autor do livro "Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula", da Ed. Contexto.

Também estão programados o lançamento, na Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, ainda no dia 31 de março, de 2 importantes livros: "Desvendando o Mangá Nacional, de Amaro Braga e "Efeitos da Ditadura no Trabalho de Henfil", de Fábio Luiz Carneiro Mourilhe e Jon Hogan.
A ENERGISA, mantenedora da Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, por meio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, reconhece a importância cultural desse evento para Leopoldina e região e colabora, com seu patrocínio, na sua viabilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário