segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


ORMEO from StudioArbex on Vimeo.

     A descoberta do indivíduo, por ele mesmo. A Arte como promotora desse reconhecimento essencial. O valorizar-se como pessoa através do reconhecimento de seu próprio percurso. Tudo isso está explícito nas falas dos integrantes da CIA. ORMEO, uma companhia de dança contemporânea criada em Cataguases-MG e que desconhece limites quando o assunto é expressar-se através do fazer artístico.
     Patrocinada pela ENERGISA, essa companhia é a evolução natural de um projeto inicial, "Café com Pão, Arte conFusão", criado pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho e  pela bailarina Daniela Guimarães, que visava proporcionar aos jovens pré-adolescentes, um contato íntimo com as artes, através de aulas e workshops diversos, onde tinham a possibilidade, não só de descobrir e desenvolver seus talentos individuais, mas de se reconhecerem como seres humanos dignos, merecedores de respeito e valorização, potenciais agentes de desenvolvimento do meio social em que estavam inseridos.
      Este é, antes de mais nada, um vídeo de superação. O que é notavelmente semelhante em todos os comentários feitos pelos jovens integrantes dessa companhia de dança, é o assumir-se modificado, acrescido pelo processo de desenvolvimento artístico e cultural proposto pelos próprios objetivos desse projeto da Fundação Ormeo Junqueira Botelho. É na primeira pessoa que os bailarinos Carlos Gonçalves, Rayana Rodrigues, David Peixoto, Deliana Domingues, Tatiane Dias, Marcus Diego, Elizabeth Scaldaferri e Joel Rocha declaram, em breves, porém emocionantes, depoimentos, sua experiência dentro do grupo.
     Daniela Guimarães, diretora, coreógrafa e bailarina da CIA. ORMEO, vai "alinhavando" essas declarações com comentário sobre a história, os propósitos e as conquistas dessa companhia de dança, sem deixar, também, de acrescentar a sua própria evolução profissional e pessoal desde o início dos trabalhos com esses jovens. Somados os depoimentos, vê-se claramente que esse grupo evoluiu junto. Também é importante frisar que todos os seus integrantes são estudantes universitários e atuam como técnicos em especialidades cênicas (iluminação, cenografia, figurino, som, etc), além de serem professores de dança.
     O vídeo, mais do que uma colagem de depoimentos, traz cenas de diversos espetáculos que marcaram a carreira da companhia, no Brasil e no exterior. A busca do conhecimento do corpo como instrumento de realização artística, e em especial a liberdade, pessoal e intransferível, da improvisação, são, em resumo, as bases da pesquisa de criação artística da CIA. ORMEO. Mas esse caminho só se completa, e isso se evidencia em cada depoimento de seus integrantes, quando constatam seu próprio crescimento como seres humanos, elementos responsáveis e funcionais da sociedade e a harmonia obtida quando a alma está perfeitamente integrada ao trabalho desenvolvido.
     Neste vídeo, a CIA. Ormeo, que leva e procura sempre honrar o nome do engenheiro civil que presidiu por quase seis décadas a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (hoje Grupo Energisa), Dr. Ormeo Junqueira Botelho,  materializa os aspectos filosóficos da frase de Santo Agostinho, que ele, Dr. Ormeo, apreciava citar: “Nada merece ser feito, mesmo que bem feito, se a alma não estiver no feito”.  

A senha para assistir ao vídeo é: ormeo
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário