quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Arte Sequencial terá Fórum Nacional em março, em Leopoldina-MG

Arte Sequencial será destaque em Minas Gerais

1 forum de hq em leopoldina

Já estão abertas as inscrições para o o I Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial, que acontecerá dia 31 de março, em Leopoldina (MG). O objetivo é incentivar o debate e a troca de experiências entre pesquisadores, professores e pessoas que desenvolvem algum trabalho ou pesquisa com cinema, quadrinhos e outras narrativas sequenciais. Conversei com a professora Natania Nogueira, uma das organizadoras do encontro.

JBlog >> Qual foi a motivação de vocês para a realização do evento? Existem muitos artistas e leitores de HQ na cidade?
Natania - O evento veio como consequência da reunião de um grupo de pesquisadores em quadrinhos, que aconteceu inicialmente no Simpósio Nacional de História, na USP, em julho do ano passado, seguindo do Encontro Nacional de Quadrinhos e Cultura POP, na UFPE e da I Jornada Internacional de Quadrinhos, ECA/USP.

Na minha cidade temos uma gibiteca escolar, que promove alguns eventos, Como este ano teremos nosso III Seminário sobre Quadrinhos eu sugeri aos colegas que fizessemos um encontro de pesquisadores, no dia seguinte, e a ideia foi bem aceita.

JBlog >> Como vocês pretendem viabilizar o evento? Ele é patrocinado pela Prefeitura ou conta com lei de incentivo e dinheiro de edital?
NN - A vantagem de fazer aqui é que o custo operacional é baixo. Estamos conseguindo patrocínio de empresas locais, na forma de custeio de viagem para palestrantes, material gráfico, etc. Cobramos uma pequena taxa de inscrição para cobrir as despesas para as quais não teremos patrocínio. A prefeitura não foi envolvida pois ela já patrocina o III Seminário sobre Quadrinhos.

Natania e a gibiteca de Leopoldina

Na montagem, a professora Natania Nogueira e a gibiteca de Leopoldina (MG).

JBlog >> Como foi realizada a curadoria dos palestrantes e definido o tema dos GTs?
NN - Nós convidamos os palestrantes (um ainda está para ser confirmado) levando em conta duas áreas de interesse: quadrinhos e cinema. Os GTs forma definidos a partir da área de atuação de cada coordenador. Escolhemos a coordenação entre a organização e o conselho científico por se mais prático e mais viável. É um primeiro evento, num próximo pensamos em abrir inscrições para propostas de GTs.

JBlog >> Qual a expectativa de vocês para um evento pioneiro na região?
NN - Está sendo boa. Estamos recebendo muitos e-mails de pessoas interessadas, de várias regiões do Brasil. Nosso site tem sido bem visitado e tem havido interesse dos veículos de comunicação em divulgar.

Se você ficou interessado em comparecer, saiba mais no blog do evento.
A ENERGISA é uma das patrocinadoras, e a CASA DE LEITURA LYA MARIA MÜLLER BOTELHO é Apoiadora deste importante evento a ser realizado em Leopoldina-MG

Reproduzido da matéria assinada por Pedro Luna para o  Jornal do Brasil de 18/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário