segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Convite a todos os Educadores para visitarem a exposição "Por mares nunca dantes navegados"



Prezadas Diretoras, Coordenadoras, Supervisoras e Professoras:

Pelo terceiro ano consecutivo a Casa de Leitura Lya Botelho, com o patrocínio da ENERGISA e o apoio da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho, têm a satisfação de apresentar ao público em geral e, em especial aos alunos da rede de ensino, pública e privada, uma exposição temática. Desta vez, a saga dos Navegadores dos Séculos XV e XVI é o assunto abordado, focando, em especial, 6 personagens da maior importância para a história dos descobrimentos e demais conquistas europeias no período de transição entre a Idade Média e a Moderna.

O espaço cênico da exposição, que se denomina “POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS – O SÉCULO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES”, é composta de 3 ambientes: “O porão da Caravela”, “Os Navegadores” e “O Livro das Maravilhas”. Cada espaço faz, como o próprio nome o diz, referência a um tópico (entre tantos outros) da saga dos descobrimentos e estabelecimento de rotas comerciais e intercâmbios culturais pelo Mundo.

O PORÃO DA CARAVELA: localiza-se no Hall de Entrada da Casa de Leitura Lya Botelho e é local de passagem obrigatória. Nele disponibilizamos informações básicas sobre a vida a bordo das Caravelas, Naus e Galeões e sobre os instrumentos náuticos utilizados na época.

OS NAVEGADORES: situa-se na sala à direita de quem entra na Casa de Leitura e é um “memorial” às figuras de Bartolomeu Dias, Fernão de Magalhães, Vasco da Gama, Américo Vespúcio, Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral. Privilegiamos estes, entre tantos outros, pela representatividade e contribuição que tiveram, inclusive, na construção da história do nosso continente e país. Numa linguagem clara e bastante accessível, todos poderão encontrar dados básicos sobre esses importantes navegadores e seus feitos principais.

O LIVRO DAS MARAVILHAS: localizado na sala à esquerda de quem entra na Casa de Leitura, é um ambiente inteiramente dedicado a Marco Polo, viajante e comerciante veneziano cujas narrativas sobre as suas experiências, intensamente vividas em mais de 2 décadas na corte do imperador mongol Kublai Khan, no século XIV, resultaram num livro que “incendiou” a imaginação de gerações de futuros aventureiros e, é claro, navegantes.

Roteiro sugerido: para que os assuntos não fiquem dispersos propomos visite-se primeiro o Hall, em seguida a Sala dos Navegadores e, por último, a Sala sobre O Livro das Maravilhas.

Como sempre, cabe firmar que o intuito de exposições como essa por nós inteiramente pensadas e realizadas, visam tão somente servir de estímulo aos alunos e demais visitantes a se interessarem e aprofundarem seus conhecimentos, através de outras fontes, nos temas que propomos. Gostaríamos muito que os Professores se “apropriassem” das exposições, desenvolvendo-as em suas muitas possibilidades dentro da sala de aula, com os critérios didáticos e pedagógicos pertinentes mais adequados.
Uma vez mais, deixamos para os Professores que acompanharem suas turmas, a missão de apresentarem a exposição, pois são eles, Professores, os maiores conhecedores dos assuntos abordados, do nível de conhecimento dos seus alunos, além da forma de comunicação e empatia previamente estabelecidas com os mesmos.

Uma exposição não esgota um assunto, ou substitui a leitura de um livro acadêmico ou, mesmo, uma reflexão proposta pelo Professor. Deveria ser vista como um espaço onde a informação é traduzida de maneira lúdica e cujo impacto cenográfico possa remeter o visitante a uma experiência pessoal instigante. É essa a nossa intenção, aqui na Casa de Leitura Lya Botelho, ao produzirmos mostras e exposições, recriadas sobre esses recortes históricos.

Lembramos que já estamos aceitando agendamentos para grupos de estudantes de todos os níveis e que, como de hábito, devem ser feitos exclusivamente pelo e-mail: casadeleitura@gmail.com .
O horário de funcionamento é o mesmo da Casa de Leitura Lya Botelho:

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 11:30h e das 13:00 às 17:00h
Aos sábados, das 8:00 às 11:30h
Não funcionamos aos Domingos e Feriados
Endereço: Rua José Peres, 4 (ao lado da Praça Félix Martins), em Leopoldina-MG

Agradecemos a todas e todos que têm nos prestigiado com suas presenças nestes anos e damos boas vindas aos demais, na esperança, sempre, de efetiva e beneficamente estreitarmos os laços entre a Escola e a Casa de Leitura Lya Botelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário