sábado, 20 de agosto de 2016

"Por mares nunca dantes navegados": elementos cênicos I


Coragem, ousadia, ambição e belicosidade são palavras que muito bem podem resumir as qualidades e interesses que motivaram reis, rainhas e banqueiros, no final da Idade Média, a contratarem navegadores e sábios da época para empreenderem busca por rotas marítimas aos países asiáticos.

O perigo de naufrágio e o do encontro com povos hostis, além de piratas e saqueadores, obrigava que as caravelas e demais embarcações portassem canhões, talvez a mais poderosa arma de fogo conhecida na época.

Para a exposição POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS - O SÉCULO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES, o muito talentoso artista plástico leopoldinense, Luciano Baia Meneguite, criou uma perfeita réplica, em escala 1:50, de um modelo típico de canhão. O também leopoldinense,Rafael Campagna (leia-se: Marcenaria Detalhes), executou, à perfeição, o modelo do carrinho onde esse tipo de arma era transportada, para dentro e fora das embarcações.

Ao visitar a Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho é importante que o visitante saiba que todo o material e toda a mão de obra empregado na construção dessa exposição é inteiramente leopoldinense, adquirido de fornecedores locais. Assim, através do patrocínio recebido da ENERGISA, a FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho, à qual a Casa de Leitura pertence, cumpre o seu papel de incentivadora do desenvolvimento de uma Economia Criativa local, capacitando e utilizando produtos e serviços do nosso município.

Através de Luciano Baía Meneghite e Rafael Campagna, cumprimentamos e agradecemos o talento e a capacidade de todos os nossos fornecedores.

Serviço:

Horários da exposição: de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 11:30 horas e das 13:00 às 17:00 horas e aos sábados, das 8:00 às 11:30 horas (exceto feriados e domingos). Entrada gratuita.

Endereço: R. José Peres, 5 (Centro) – Leopoldina-MG

Escolas e demais instituições: favor agendar antecipadamente através do e-mail  casadeleitura@gmail.com

Patrocínio: ENERGISA 

Apoio: FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina, SRE-Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Sandra Fuganti Interiores, Clysia Garcia Cid.

Realização: Casa de Leitura Lya Maria Muller Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário