sábado, 29 de novembro de 2014

A árvore da forca


Uma árvore retorcida em seus muitos anos, no alto da colina, contra o céu de um azul claro e sem nuvens. Uma trilha no mato, feita por muitos pés, a nos dizer que há mais o que ver e onde chegar lá no alto e que a velha árvore ali está, há muito, vigilante, atenta a quem por ela passa ou à sua sombra descansa.

A mítica “árvore da forca”, onde escravos e criminosos teriam sido enforcados ou o local da primeira missa rezada no dia de natal de 1831, no lugar onde hoje Pirineus? Com certeza, para o pesquisador, para o historiador ou memorialista o esclarecimento desses possíveis dados importa, e muito, na construção da história de Leopoldina-MG. 

Mas aqui estamos falando de Arte, mais especificamente de pintura, daquela poesia que é construída no ballet que o pincel do artista executa sobre a tela. Histórias contadas pelos mais velhos, mitologias locais, tudo concorre para criar uma mística no objeto em questão e é isso que o artista procura transmitir ao retratá-lo.

Não havia, para o leopoldinense Luiz Raphael Domingues Rosa, um tema ou assunto “menor” ou algo que não merecesse sua consideração, seu olhar, seu talento. Nada era “pequeno” demais, comum demais, simplório demais. Ao contrário, tudo adquiria valor através da perspectiva do seu olhar de criador. A velha e contorcida árvore no alto dos Pirineus não seria exceção.

Entre os diversos trabalhos que integram a mostra LEOPOLDINA E LUIZ RAPHAEL: UM CASO DE AMOR que acontece até 20 de dezembro na Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina-MG, está esse pequeno, mas poderoso, quadro. Mais um aspecto da cidade amada retratado pelo multitalentoso Phael.

Quadro: “Árvore da Forca” (1986) / Acervo: Cândida Maria Cortes Botelho

Obs: Capa do jornal "Via Popular", editado em Leopoldina, de maio de 1999 onde, com o título de "Daqui pra frente... um mergulho no futuro" publicou-se uma reportagem sobre os 145 de Leopoldina destacando a inauguração do Espaço Cultural nos Correios, onde Luiz Raphael Domingues Rosa inaugurava, então, uma exposição de suas obras denominada "O Tempo". Na montagem da foto, detalhe da capa do jornal e uma foto colorida do mesmo quadro, que atualmente está exposto na Casa de Leitura Lya Botelho e faz parte da mostra que homenageia esse importante nome da Cultura da nossa cidade.

Esta exposição acontece até o dia 20 de dezembro de 2014 graças ao patrocínio da ENERGISA e ao Apoio da Prefeitura Municipal de Leopoldina, das Secretarias de Educação e de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo do município. 

Agradecemos, também, o constante apoio recebido da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho e estendemos esses agradecimentos a cada um dos colecionadores que generosamente cederam as obras que possuem do artista Luiz Raphael Domingues Rosa para que fizessem parte dessa exposição.

@energisa #energisa #cultura #exposição #arte#quadro #pintura #forca #arvore #pirineus #leopoldina#casadeleitura #MG #educaçãopatrimonial #patrimonio#memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário