sábado, 29 de novembro de 2014

Um casarão em Piacatúba: a preservação da memória patrimonial na obra de Luiz Raphael Domingues Rosa


O “Casarão” domina a composição, com suas formas geométricas, com sua solidez, com suas formas atemporais, janelas e portas aos pares se abrindo para a Rua das Pedras, em Piacatúba.

Parte da memória que todos têm desse distrito de Leopoldina inclui essa senhorial casa construída na parte central da cidade, ao lado da praça, próximo à igreja. Impossível ir-se a Piacatúba e não vê-lo, não admirar suas formas retilíneas, seu desenho simples e austero, quase monástico.

Ao pintá-lo, Luiz Raphael Domingues Rosa o fez à maneira dos grandes retratistas e, como se fora um personagem de grande importância, centralizou-o na tela, manipulou a perspectiva para destaca-lo dos demais elementos e coloriu-o em tons delicados e atraentes. Sobre a tela de algodão reina hoje o Casarão de Piacatúba, impávido, distinto, lembrança em tijolo, pedra e cal das riquezas amealhadas nestas terras.

A historiadora e pesquisadora Nilza Cantoni, proprietária deste quadro, assim comenta sobre o mesmo:

“JFM é a inicial de um dos Josés Furtado de Mendonça que viveram em Piacatuba e teria construído o casarão em 1868. A outra data, 1975, seria de uma reforma. Mas eu só posso dizer que o primeiro proprietário - e provável construtor - foi um José Furtando de Mendonça que o vendeu em 30 de setembro de 1872, conforme Cartório de Notas de Piacatuba - 1871-1872, fls 51. Por incrível que pareça eu não tenho indicação do comprador.
Este personagem era, provavelmente, filho de Vital Antonio de Mendonça e Rita Maria do Carmo.
Este José que estou mencionando era irmão de uma das esposas de Antônio Maurício Barbosa, que cedeu o terreno para a construção da Usina Maurício. Foi batizado no Rio Pardo em 4 janeiro de 1841.”


Assim, Luiz Raphael Domingues Rosa perpetuou mais um fragmento da história destas terras, registrando com arte e conhecimento um dos elementos que constituem o patrimônio cultural de Leopoldina.

Quadro: Casarão em Piacatúba (circa 2001) / Acervo: Nilza Cantoni

Este óleo sobre tela faz parte da exposição LEOPOLDINA E LUIZ RAFAEL RAPHAEL: UM CASO DE AMOR que segue até o dia 20 de dezembro de 2014 na Casa de Leitura Lya Botelho (R. José Peres, 4 / centro Leopoldina-MG).

Esta exposição é patrocinada pela ENERGISA e tem o Apoio Institucional da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Leopoldina, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Leopoldina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário