sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O luar no atelier do artista: Luiz Raphael Domingues Rosa



Da janela do atelier o artista vê a lua. Branco disco a refletir a luz solar na noite escura. Imenso satélite orbitando em torno deste planeta, inspirando enamorados, poeta, cientistas e artistas.

A lua em Leopoldina, para Luiz Raphael Domingues Rosa, não é uma luazinha qualquer, tímida, anônima, escondida entre nuvens, dependente de telescópios para ser encontrada na imensidão do cosmos. Não! Certamente que não. A lua que passeia sobre o quintal da casa-atelier “Espaço dos Anjos” é soberana, rainha da noite, senhora dos céus.

É ela que vem visitar o artista que, na calada da noite, segue pintando sua cidade. É ela que alumia a copa da alta mangueira onde, certamente, Augusto dos Anjos esteve a lembrar-se do seu tamarindeiro, lá na terra natal. Ela, romântica que é, entende o caso de amor do artista com sua Leopoldina. Essa lua gigante, tão próxima, tão ao alcance da mão, parece querer entrar na casa da Rua Cotegipe pela porta da varanda perfumada pelas flores do jardim, indiferente à guarda montada pelo busto do Carlos Gomes que empertigado, com seu bigode, terno e gravata, observa o noturno movimento.

Para Luiz Raphael não havia assunto, tema, paisagem que não merecesse sua atenção e seus dons artísticos. Bastava-lhe olhar ao redor para encontrar beleza e significado dignos de registro. E se o clarão do luar vinha visita-lo, invadindo-lhe a janela do atelier, por que não recebe-lo amorosamente, com talento, tela, tintas e pincéis?

Quadro: “Luar no jardim do Espaço dos Anjos” (1985) / Acervo: Josiani Schettini

Este óleo sobre tela faz parte da exposição LEOPOLDINA E LUIZ RAFAEL RAPHAEL: UM CASO DE AMOR que segue até o dia 20 de dezembro de 2014 na Casa de Leitura Lya Botelho (R. José Peres, 4 / centro Leopoldina-MG).

Esta exposição é patrocinada pela ENERGISA e tem o Apoio Institucional da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Leopoldina, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Leopoldina.

‪#‎energisa‬ ‪#‎casadeleitura‬ ‪#‎leopoldina‬ ‪#‎mg‬ ‪#‎artesplasticas‬ ‪#‎pintura‬ ‪#‎quadro‬‪#‎augustodosanjos‬ ‪#‎janela‬ ‪#‎exposição‬ ‪#‎cultura‬ ‪#‎educação‬‪#‎educaçãoartistica‬ ‪#‎arte‬ ‪#‎fojb‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário