sábado, 29 de novembro de 2014

Novembro, mês de Artes e Cultura

Novembro chega ao fim e deixa um saldo muito positivo para a cena cultural de Leopoldina-MG.
Poucos foram os meses do ano em que o público teve à sua disposição tantos e tão bons eventos, muitos, em especial, motivados pelo centenário da morte do poeta paraibano Augusto dos Anjos.


No dia 4 foram abertas para o público as exposições REMEMORIA 80, com o acervo fotográfico e documental do leopoldinense Elias Abrahim Neto e LEOPOLDINA E LUIZ RAPHAEL: UM CASO DE AMOR, constante de quase 3 dezenas de quadros pintados pelo saudoso artista plástico leopoldinense Luiz Raphael Domingues Rosa.

A partir dessa data, durante todas as semanas, recebemos as escolas públicas e particulares de Leopoldina que aqui vieram com seus alunos em visita. Também o público adulto tem estado prestigiando ambas as mostras e se referindo a elas como importantes marcos no resgate da memória e dos valores da cidade.



A Casa de Leitura Lya Botelho teve o prazer de estar recebendo, no início do mês, a visita dos Srs. Damião Ramos Cavalcanti, Luiz Gonzaga Rodrigues e Itapuan Botto Targino, Presidente, Vice-Presidente e Diretor Administrativo da APL-Academia Paraibana de Letras que aqui estiveram para conhecer a cidade, estabelecer contatos de intercâmbio com a ALLA-Academia Leopoldinense de Letras e Artes e, naturalmente, participar das celebrações pelo 100 anos da morte do conterrâneo Augusto dos Anjos.


No dia 9, uma nova comitiva, desta vez da cidade de Sapé-PB, berço natal de Augusto dos Anjos, constituída pelo Secretário Executivo de Educação, Prof. Ewerton Santos, e pelo Secretário Adjunto de Cultura daquele município, Sr. Jairo Cézar. Este último convidado para lançar, no dia 10, seu livro infanto-juvenil "Augusto dos Anjos em Quadrinhos" aqui na Casa de Leitura Lya Botelho e realizar, nos dias subsequentes, palestra sobre o projeto PILE para professores da rede municipal de ensino e participar de uma mesa redonda sobre "Quadrinhos e Augusto" promovida pela ALLA-Academia Leopoldinense de Letras e Artes.




No dia 12 as crianças, jovens e professoras que estavam em visita à Casa de Leitura Lya Botelho foram surpreendidos com um espetáculo extremamente interessante e divertido apresentado pelo
grupo GIRARTE, de Cataguases-MG. Muita música, representação, exercícios, contação de história, capoeira e dança fazem parte desse mix de atividades com o qual o grupo desenvolve suas ações e, naturalmente, cativa e sua audiência. Os alunos da APAE-Leopoldina, presentes à apresentação, nos alegraram com o seu envolvimento e espontânea participação e interação com o s atores-bailarinos.



No dia 14 a Casa de Leitura Lya Botelho foi cenário para o evento "Comunicações Acadêmicas", promovido pela ALLA-Academia Leopoldinense de Letras e Artes e no domingo, 16 de novembro, foi a vez do Grupo Teatral Seiva de Luz, daqui de Leopoldina, com a direção de Zezé Salles, encenarem a peça "A bruxinha que era boa", um clássico de Maria Clara Machado que trouxe aproximadamente 300 espectadores para assistir a apresentação nos jardins da Casa de Leitura Lya Botelho.


A ALLA e a Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo do município trabalharam muito, e com absoluto sucesso, para que o centenário do desaparecimento do poeta ficasse indelevelmente marcado na memória da cidade como uma das suas mais importantes efemérides. Um calendário de eventos, que teve início a 17 de outubro e só terminou em 14 de novembro, celebraram a vida e a obra de Augusto dos Anjos que aqui viveu seus últimos dias e repousa no cemitério local.

Apresentações musicais, um espetáculo teatral especialmente concebido para a ocasião, declamação de poesias, lançamento de livros ("Cutubas: Clube de Negros, Território de Bambas" de Margareth Cordeiro Franklin,  "Belo como um Abismo" de Elias Fajardo e "Fragmentos da História", trabalho coletivo de alunos do Colégio Imaculada Conceição sob a coordenação da professora Natania Nogueira), debates, apresentações de trabalhos acadêmicos, mesa redonda, visitas ao túmulo de Augusto dos Anjos, visitas guiadas ao Museu Espaço dos Anjos, homenagens diversas e a final do Concurso Nacional de Poesia Augusto dos Anjos, constituíram um cardápio diversificado e de alto nível qualitativo que atraiu um grande público, além de divulgar o evento e a própria cidade.

O IV Festival Arte Cultura promovido anualmente pelo CEFET-Leopoldina foi o encerramento com chave de ouro de um mês altamente produtivo, tanto para quem produz quanto para quem consome Cultura. A cidade vive um dos seus melhores momentos, com diversos espaços se abrindo para eventos e assim colaborando com a necessária formação de uma platéia entre a população local, além de criar uma maior abertura para a apresentação de talentos locais e o sempre interessante intercâmbio de conhecimentos.

Parabéns a todos os envolvidos na organização dos eventos, em especial à direção da ALLA-Academia Leopoldinense de Letras e Artes, à Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo e à Secretaria de Educação do município, à Prefeitura Municipal de Leopoldina e todas as demais entidades, públicas e privadas, que fizeram com que pudéssemos viver em nossa cidade, uma experiência cultural de excelente nível.







Nenhum comentário:

Postar um comentário