sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Um passeio no bosque: a arte de Luiz Raphael Domingues Rosa



Tecendo um tapete para quem sobe a escadaria que leva à Catedral de São Sebastião, as árvores do bosque oferecem as mais diversas tonalidades de verde para os olhos do caminhante. Plantadas onde, conta-se, foi um antigo cemitério de escravos, formam um oásis de sombra e frescor em meio à cidade, amenizando o costumeiro calor e permitindo que a subida seja menos cansativa.

Uma pequena clareira se forma para que a floreira em forma de cálice atraia para o seu entorno os pássaros. Aproveitam-se deste elemento os casais de namorados que ali trocam juras de amor e costuram sonhos comuns. Também grupos de amigos, risada solta, conversa de futebol, de namoricos, de festas nos finais de semana, fazem daquele elemento decorativo um ponto de encontro. Aos solitários, àqueles que preferem ficarem em paz consigo mesmos, perdidos em seus próprios pensamentos, aquele espaço entre as árvores nativas é um convite à reflexão.

Luiz Raphael Domingues Rosa, artista que era, reconheceu nesses singelos elementos paisagísticos, a beleza das formas e a contínua necessidade do homem em interferir, adaptar, recriar e usufruir da paisagem, dela se apossando, nela se inserindo. Pinta, então, o casal (colegas de escola? amigos? namorados?), sentados à vontade, aproveitando-se do sombreado que as centenárias árvores projetam, únicas testemunhas da sua conversa.

Na grande taça, um coração riscado no cimento registra que ali, em meio ao silêncio da natureza, houve alguém que não pode silenciar o seu Amor.

Quadro: “À tarde no bosque da Catedral, o brilho do sol...” (1998) / Acervo: Cândida Maria Cortes Botelho

Este óleo sobre tela faz parte da exposição LEOPOLDINA E LUIZ RAFAEL RAPHAEL: UM CASO DE AMOR que segue até o dia 20 de dezembro de 2014 na Casa de Leitura Lya Botelho (R. José Peres, 4 / centro Leopoldina-MG).

Esta exposição é patrocinada pela ENERGISA e tem o Apoio Institucional da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Leopoldina, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Leopoldina.

‪#‎energisa‬ ‪#‎casadeleitura‬ ‪#‎leopoldina‬ ‪#‎mg‬ ‪#‎artesplasticas‬ ‪#‎pintura‬ ‪#‎quadro‬‪#‎augustodosanjos‬ ‪#‎janela‬ ‪#‎exposição‬ ‪#‎cultura‬ ‪#‎educação‬‪#‎educaçãoartistica‬ ‪#‎arte‬ ‪#‎fojb‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário