sábado, 29 de novembro de 2014

Construções, trânsito e comércio na pintura de Luiz Raphael Domingues Rosa



A paisagem urbana se transforma, inexoravelmente. Entretanto ela sobrevive em nossa memória, seja pela lembrança de um fato ocorrido, ou por uma ocasião festiva, ou mesmo por situações corriqueiras, do dia a dia, como realizar uma compra.

A "Casa Henrique Fellipe", na esquina da R. Barão de Cotegipe com a R. Tiradentes, aqui em Leopoldina-MG, não mais existe, substituída que foi por um shopping center, mas certamente continua viva na lembrança de todos que lá iam para fazer suas compras entre centenas de itens diversificados. Um verdadeiro "magazine", como nos referíamos, de forma afrancesada, às lojas hoje chamadas de "departamentos".

Luiz Raphael Domingues Rosa soube como ninguém nesta cidade capturar em tintas e pincéis essas mudanças que a cidade ia vivendo. Registrou a "Casa Henrique Fellipe" no auge de suas amplas vitrinas e prateleiras repletas de artigos de consumo que encantavam os transeuntes, sempre dispostos a apreciá-los.

Na esquina oposta, ainda praticamente "no original" graças ao seu atual proprietário, a "Ducal", outro símbolo do comércio local daquela época.

Este quadro pode ser apreciado, graças a gentileza do empréstimo feito por seu proprietário, visitando a exposição "LEOPOLDINA E LUIZ RAPHAEL: UM CASO DE AMOR", que acontece na Casa De Leitura Lya Botelho e segue até o dia 20 de dezembro.

Quadro: "Casa Fellipe" / Acervo: Jesus Paixão Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário