sexta-feira, 28 de novembro de 2014

"Vila", um dos quadros da mostra de Luiz Raphael Domingues Rosa


Um jardim bem cuidado enfeita e alegra as casinhas da vila. Enfileiradas, se distinguem umas das outras pelo colorido suave da luz que o artista cria com tintas e pincéis, iluminando a manhã que avança sobre o bairro do Rosário. Um momento de silêncio na cidade que não vemos por inteira. Apenas as flores se exibem, únicas habitantes, donas e senhoras daquele colorido e privilegiado corredor de casas geminadas.

Um poste, preso aos fios de luz que nele terminam, lembra que há toda uma agitação na cidade que amanhece, além desse recorte do Paraíso. Quem mora aí? O que fazem enquanto suas janelas se abrem para a beleza do dia, para a exuberância das flores, para a suave timidez do sol? Espreguiçam-se esfregando o sono que insiste em ficar só mais 5 minutinhos? Vestem-se para o trabalho? Tomam o café da manhã conversando em família? Arrumam os lençóis desfeitos nas camas? Será que se ouve o choro manhoso de um bebê, ou as notícias nas vozes que vêm do rádio?

Luiz Raphael Domingues Rosa, o artista que recriou em tela as ruas, praças, logradouros e contornos da sua amada Leopoldina, transporta o observador para a intimidade da sua cidade. Nos leva a conhecer (e reconhecer) recantos insuspeitos de existirem, aqueles que somente o bom observador se permite o tempo em contemplação.

Numa composição com um ponto de fuga quase central, Luiz Raphael convida o olho do espectador a percorrer o corredor onde os verdes, mais escuros, fazem contraponto com a paleta de cores primárias e quentes usadas para definir as flores e, mais suavizadas para retratar a luz solar quase fria da manhã, paredes das casas. Somente as telhas de barro avermelhado, da casa onde todas as linhas mestras da composição partem, criam uma mancha de cor que nos leva a observar a palmeira que, espraiando-se sobre o azul do céu leopoldinense, a tudo parece observar.

A Casa de Leitura Lya Botelho, graças à imprescindível colaboração dos Srs. Elias Abrahim Neto e Rubens Maia, e à generosidade do empréstimo das obras por seus proprietários, reuniu mais de 20 trabalhos originais de pintura à óleo sobre tela do saudoso leopoldinense Luiz Raphael Domingues Rosa em uma exposição denominada LEOPOLDINA E LUIZ RAPHAEL: UM CASO DE AMOR.

Agradecemos ao Patrocínio da ENERGISA e ao Apoio Cultural da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho, que viabilizaram essa mostra, e aos órgãos de divulgação que de maneira espontânea, têm colaborado com a Casa de Leitura Lya Botelho e, constantemente, contribuído para que nossos eventos e demais ações culturais atinjam ao maior número possível de pessoas.


Quadro: “Luiz” (Vila da R. Joaquim Ferreira Brito – 1994) / Acervo: Dr. Ormeo Lopes Faria Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário