sábado, 29 de novembro de 2014

Uma loja na Cotegipe: o cotidiano da cidade na obra de Luiz Raphael Domingues Rosa


A loja na esquina das R. Barão de Cotegipe e Travessa Pedro II também foi motivo de inspiração para o artista plástico Luiz Raphael Domingues Rosa e encontra-se hoje entre os quadros originais desse leopoldinense em exibição na mostra LEOPOLDINA E LUIZ RAPHAEL: UM CASO DE AMOR, que acontece até 20 de dezembro na Casa De Leitura Lya Botelho, em Leopoldina-MG.

Todo assunto em que pudesse, através do seu talento com tintas e pincéis, registrar sua cidade, interessava a Luiz Raphael. Não havia nada pequeno ou corriqueiro demais que escapasse aos seus olhos treinados de artista, pois a beleza e a importância do registro encontra-se em toda parte.

A loja aberta para receber seus clientes, onde se vê a mercadoria à venda sendo cuidada pela proprietária e as estudantes que passam pela calçada, indo ou vindo da escola na luminosidade do dia, é um fragmento do cotidiano da cidade. Luiz Raphael Domingues Rosa sabe que momentos como esse, imagens como essa, irão um dia desaparecer, se transformar com o passar do tempo e as mudanças naturais de hábitos das pessoas e da própria paisagem urbana e, por isso mesmo, os registra com aguda sensibilidade.

Quadro: "Casa Abrahão" (1975) Acervo: Cândida Maria Cortes Botelho

Energisa #energisa #cultura #patrimonio #educação#arte #educaçãopatrimonial #patrimonio, #memória#artista #pintor #pintura #quadro #exposição #mostra#casadeleitura #leopoldina #mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário